
Segundo a seção Painel da Folha de São Paulo desta segunda-feira, a Rede Globo enviou uma proposta à CBF solicitando a volta do sistema de “mata-mata” no Campeonato Brasileiro. Ainda segundo a coluna, a disputa seria feita da seguinte forma: os oito clubes mais bem colocados na primeira fase se enfrentariam em sistema eliminatório, em jogos de ida e volta até que se decidisse o campeão. As quatro vagas para a Libertadores seriam dadas aos dois primeiros colocados da primeira fase do Brasileiro, enquanto o campeão e o vice ficariam com as outras duas.
Hoje o Campeonato Brasileiro é disputado pelo sistema de pontos corridos, no qual todos os times se enfrentam, em turno e returno, sendo o campeão aquele que ao fim de todas as rodadas tiver alcançado o maior número de pontos. Os defensores do sistema alegam que a fórmula é a mais justa para se definir o campeão, pois premia o time mais regular durante a competição, além de dar oportunidade aos clubes de se planejarem para atuar o ano todo. Contudo, outra corrente julga que o atual campeonato é desinteressante, pois apenas os primeiros colocados brigam pelo titulo.
Já o mata-mata é, indiscutivelmente, mais emocionante para o torcedor (que até 2002 lotava os estádios nas fases finais), apesar de dar a chance para que até o oitavo colocado da primeira fase seja campeão vencendo os jogos decisivos. Mas a polêmica fica por conta do fato de a Globo estar querendo modificar a fórmula de disputa, visando os próprios interesses comerciais, em um sistema que lhe dá muito mais audiência do que o atual. Resta aos clubes e à CBF encontrar uma forma que agrade tanto à torcida, quanto à poderosa Rede Globo.