terça-feira, 3 de novembro de 2009

“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil...”


Duas semanas após ser eleita a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro se vê diante da realidade de suas ruas: facções rivais lutam para dominar o tráfico de drogas em um dos muitos morros que existem na metrópole. A imprensa nacional e internacional deu destaque aos combates entre bandidos e policiais, principalmente depois de um helicóptero da Polícia Militar ter sido abatido pelo poder de fogo dos marginais.
“Com certeza, a imagem do Rio de Janeiro ficou arranhada, mas acredito que afeta mais o nome da cidade do que do país”, diz a jornalista Viviane Bianconi, que trabalha num programa televisivo de esporte. Segundo a jornalista, as manchetes negativas sobre a cidade deixaram o povo mais do que desmoralizado. “As pessoas ficam envergonhadas com tudo isso”.
Viviane acredita que os jogos não mudarão a cidade e provavelmente eles não terão o mesmo nível como o de outros países. Mas a pergunta que os brasileiros não conseguem calar é: será que uma metrópole que não garante a integridade de seus próprios cidadãos conseguirá sediar um evento deste porte?

Um comentário:

Chrys Leite disse...

Acho que consegue, sim. E os acordos com os traficantes? Ou alguém acredita que a "paz social" registrada durante os grandes eventos é fruto apenas de um bom esquema oficial de segurança?!